O que surpreendeu as recentes tragédias na América (Boston e Texas) foi a reação imediata da solidariedade, da unidade e da ajuda dos cidadãos ao desastre, ao sofrimento e à morte.
Eu vi fotos de transeuntes que imediatamente agiram para salvar os feridos; Alguns tiraram suas roupas para parar seu sangue.
Em poucas horas, o presidente Obama enviou uma mensagem, os serviços de segurança, o FBI, estavam alertas, os cidadãos se solidificaram, foram à polícia de bom grado para fornecer declarações para identificar os autores.
Para nós? Outra coisa: os criminosos escapam da justiça e até deixam a Roménia livremente.
Mensagens como " Nós somos muito fortes para serem derrubados! Somos solidários com Boston "estavam em toda parte.
No mesmo dia, a comunidade de americanos e muitos estrangeiros invadiram o hospital para doar sangue.
Ele doou até a porta fechar. Quantas vezes ouvimos na Romênia de hospitais que não têm reservas de sangue ou doadores?
A solidariedade é uma característica humana, mas é aprendida e praticada. Há pessoas que chamamos de "inteligente e sensível" que ajudaria alguém em qualquer situação. Outros ficariam com frio.
A solidariedade é aprendida através da educação , a partir de pequenas aulas, quando você é ensinado a compartilhar com seu colega de banco, respeitá-la, ser empático e prestar ajuda quando necessário, etc.
Eu enfatizo que qualquer generalização de qualquer tipo é um erro. Eu acredito que, em muitas situações visíveis, os americanos são mais sólidos do que os romenos.
Tenho alguns exemplos conhecidos .
1) Você se lembra das inundações no norte do país quando os homens da vila se sentaram no churrasco e viram os soldados trabalharem? Você lembra quando as ajudas às vítimas das enchentes são muitas vezes "detritos" e o que não é usado na casa? Você se lembra de uma foto famosa na imprensa com uma garota de 80 anos que estava subindo no telhado da casa para se retirar de uma grande neve.
Onde foi a solidariedade da comunidade?
2) As campanhas sociais nacionais são muito raras na Roménia e locais e menos. Quem ajuda crianças de rua, idosos, pessoas com deficiência? Quem estica a mão? Quantas ONGs e um rotariano.
3) Pouco tempo atrás, no centro de Sibiu, durante a luz do dia, um roubo de bolsa foi simulado (e disparado) apenas para testar a reação dos cidadãos que se revelou decepcionante.
Era uma vez, na Praça da Cidade, abordava um jovem caído que muitos evitavam acreditar que ele estava sob a influência do álcool enquanto ele estava em uma crise epiléptica. Outros exemplos:
4) A cena terrível mais terrível de um acidente de carro. Na estrada de Deva a Timisoara na minha frente, dois carros ficaram feridos.
Alguns carros pararam, liguei rápido para 112, veio a ambulância, mas sem descarregamento, repetidas chamadas repetidas, outro atraso.
Lembro-me de que a enfermeira tinha uma mão de gesso própria, e ergueu o tom e gritou com o motorista ferido e chocado.
Perguntei-me qual é o procedimento padrão em tais situações de emergência e quanto é respeitado !! Mas o que me aterrorizou foi a reação dos motoristas impedidos pela polícia que estavam irritados e manifestaram-se dizendo " eles têm que sair, eles têm empregos, eles não precisam esperar até o fim".
Tudo levou cerca de 20 a 25 minutos até as três vítimas foram levadas ao hospital. Não podemos falar de solidariedade neste caso extremo de extrema urgência.
Ou seja, 20 minutos de espera são demais para um homem? Não consigo imaginar essa cena em outra cidade européia.
Imagino-me nos países subdesenvolvidos. Mas eu quero comparar meu país com o acima e não o fundo .
5) Todos os dias anteriores em Sibiu, um ciclista morreu em uma rotunda atingida por um caminhão. A solidariedade da bicicleta era extremamente pobre.
Em outros países, os protestos de ciclismo seguiriam dia a dia, marcham na cidade, até o assentamento.
Obviamente, somos muito ruins e perigosos nas trilhas de bicicleta em muitas cidades. A reação mais horrível foi as autoridades.
O prefeito Klaus Johannis simplesmente disse que "não haverá excesso de regulamentação na rotatória".
E ele ofereceu a mesma solução inconveniente ao lado da polícia de Sibiu " ciclistas nas rotundas para sair da bicicleta e caminhar ao lado das motos". Não aceitou estas declarações oficiais.
Você não pode criar metade das ciclovias, e em casos sérios como este, não tome nada, fique frio e descuidado. Você não é um bom primário!
Infelizmente, não creio que possamos ter um mínimo de solidariedade, desde a paciência simples, quando você espera um balcão para a solidariedade geral, a solidariedade institucional ou aqueles que lideram o país. Se fossem solidários uns com os outros, eles teriam outro país.
A traição não vem da solidariedade. Um homem solidário nem consegue pensar que ele poderia trair a história do nosso povo e o presente está cheio de gestos de traição, um homem desse tipo so pensa em mensagem para conquistar um homem do fundo do coração este tipo de homem esta ligado com o amor e compaixão pelos outros.
Ouço muitas vezes "não é meu trabalho, não entendi". Este não é sempre o caso no Ocidente.
6) A Igreja Ortodoxa ainda declara em nosso país que não dá dinheiro aos necessitados, como parece da declaração do Metropolita Streza da Transilvânia ontem. Muito ruidoso, os metropolitanos!